Espanha vence (1-0), passa em primeiro do grupo e elimina Uruguai da Copa
A Espanha venceu o Uruguai por 1 a 0 nesta sexta-feira (26), em Guadalajara, no México, e avançou à fase de 16-avos de final da Copa do Mundo como líder do Grupo H, enquanto os sul-americanos se despediram da competição.
Aos 42 minutos, Álex Baena bateu fraco e contou com a colaboração do goleiro uruguaio Fernando Muslera para marcar o gol da vitória da 'Roja'.
Com o resultado, a seleção espanhola soma sete pontos na liderança da chave e terá como próximo adversário o segundo colocado do Grupo J, que será definido no sábado. O Uruguai termina com apenas dois pontos.
A Espanha e Luis de la Fuente chegam a 34 jogos oficiais sem derrota.
Já Marcelo Bielsa teve sua segunda eliminação na fase de grupos de um Mundial, 24 anos depois de cair antes do mata-mata à frente da Argentina na edição de 2002.
Com 40 anos recém-completados, Muslera participou de sua quinta Copa do Mundo, mas se despediu do torneio substituído no intervalo por Sergio Rochet depois de falhar no gol que selou a eliminação da 'Celeste'.
O experiente goleiro não participou da campanha nas Eliminatórias Sul-Americanas, mas foi o titular de Bielsa nesta Copa.
Para deixar a eliminação ainda mais dolorosa, no final do jogo o público no estádio cantou o nome de Cabo Verde, que em jogo simultâneo empatou sem gols com a Arábia Saudita e se classificou para os 16-avos em sua primeira participação em Mundiais.
- Pesadelo de Muslera -
Antes da partida, a imprensa uruguaia havia noticiado uma rebelião no vestiário da 'Celeste' contra Marcelo Bielsa.
O pesadelo de Fernando Muslera começou aos 42 minutos, quando um chute de Álex Baena escapou de suas mãos e acabou no fundo da rede.
A jogada começou com Lamine Yamal, que caiu pedindo falta, e a bola sobrou para Marcos Llorente, que passou para Baena se antecipar à defesa uruguaia e finalizar.
O chute saiu com pouca força, mas a bola quicou na frente de Muslera, que não conseguiu evitar o gol.
Os mais de 40 mil torcedores presentes, incluindo os uruguaios, reagiram com vaias toda vez que o goleiro tocava na bola.
Muslera não retornou ao campo após o intervalo Rochet, goleiro do Internacional, entrou no seu lugar.
Bielsa explicou após a partida que o próprio Muslera pediu para ser substituído.
Em entrevista coletiva na véspera, o treinador previu que haveria "batalhas" entre Yamal e o defensor que uruguaio que o marcasse, mas o duelo mais intenso foi o travado entre o atacante da 'Celeste' Agustín Canobbio e o lateral-esquerdo espanhol Marc Cucurella.
Com suas subidas ao ataque, Cucurella, recentemente contratado pelo Real Madrid, obrigou Cannobio a recuar. Os dois trocavam empurrões e tiveram disputas físicas constantes, mesmo quando a bola não estava em jogo.
- Desespero -
A intensidade em campo diminuiu no segundo tempo, levando os espectadores a se entreterem com a 'ola' e gritos de apoio ao México.
Provocando os uruguaios, os torcedores começaram a gritar "Cabo Verde, Cabo Verde", comemorando a classificação da seleção africana em segundo lugar no Grupo H.
O desespero do Uruguai ficou evidente em uma arrancada e tentativa de cruzamento do zagueiro Mathías Olivera (64').
Nos instantes finais, o jogo ficou mais violento, com os uruguaios, se lançando ao ataque, recorrendo a faltas para conter o contragolpe espanhol.
Cannobio foi expulso com cartão vermelho direto por uma entrada dura nos acréscimos (90'+5). Seus companheiros tiveram de contê-lo para evitar que ele confrontasse a arbitragem enquanto se dirigia ao vestiário.
S.Schuster--MP